quarta-feira, 16 de julho de 2008

Pincéis pra que te quero ???

Pode não parecer mas os pincéis são parte importante da maquiagem, e podem nos ajudar dando um acabamento melhor e um resultado final de um profissional. Não é a toa que existem inúmeros pincéis no mercado, e não fique triste se você olhar para algum e não fazer idéia para que serve, alguns deles nem os profissionais costumam usar. Na minha opinião parte da utilização dos pincéis, ou qualquer outro instrumento na maquiagem, depende de uma adaptação ou não a ele. Ninguém é obrigado a usar, ou ter todos, mas tem alguns que são essenciais. Aí vai a listinha: Pincel para blush, pó facial, sombra, boca, delinear e aplicador de espuma.
A dica é ir comprando aos poucos, pesquisando os preços, vendo a qualidade... colocando na balança... Daqui um tempo você terá todos que precisa! rs... Infelizmente, a maioria dos pincéis de boa qualidade, tem um preço um pouco salgado para a grande maioria da população, mas posso garantir que se comprar um pincel de qualidade você vai tê-lo por anos, no final o custo benefício... vale a pena!
Outra sugestão é fazer uma visitinha as lojas especializadas em pintura, arte e artesanato, lá você vai encontrar pincéis muito bons, dos mesmos formatos usados na maquiagem, macios, de pêlo animal e sintético, mas com três diferenças: o preço (muitas vezes mais barato!), o tamanho do cabo (mais longo) e a cor do cabo. Mas não vejo nisso nenhum problema. Os cabos de cores que não me agradam eu costumo pintar com tinta spray preta, e pronto!
  1. Pincel para Blush- Existem em vários formatos e tamanhos, porém o mais indicado são aqueles que tem a base arredondada, e com os pêlos bem macios.
  2. Pincel para Pó Facial- Da mesma forma que o pincel de blush, existem vários formatos e tamanhos, normalmente ele é maior do que o de blush. Ou até mesmo pode ser usado para essa finalidade um de blush, mas que deve ser reservado apenas para isso.
  3. Pincel para Esfumaçar (sombra)- Existem pincel de vários tamanhos e formas, também o mais indicado para esfumaçar é o de cerdas arredondas e bem macios. Quanto menor o pincel, mais delicado e mais controle você terá na aplicação, em quanto os pincéis maiores tem uma aplicação mais suave e esfumaçada. Os píncéis com cerdas mais "duras", e chanfrados, são ótimos para uma make mais definida e para retocar a sobrancelha.
  4. Pincel de Boca- Normalmente ele é fino, com cerdas curtas e chatas. Ajudam na aplicação e a dar um contorno mais definido.
  5. Pincel "Vassorinha"- O próprio nome diz, serve para varrer, tirar o pó em excesso, tirar resido de sombra que caiu em algum lugar indesejado, pêlos soltos. Como seu efeito é difuso, sem contorno definido, com ele é possível usar pós soltos translúcidos, ou/e iluminadores, pós bronzeadores de forma suave e natural. Suas cerdas podem ser mistas, sintéticas e naturais, mas devem ter a ponta, de contado macia.
  6. Pincel para Delinear- é um pincel bastante fino, redondo e de pelos naturais. Para delinera também é indicado o pincel nº 7, chanfrado.
  7. Pincel para Sobrancelha (correção)- Existem dois pincéis indicados para essa finalidade. Um pode ser o chanfrado, de pêlo natural e achatado, de cerdas firmes; ou o pincel de delinear, para fazer correções fio a fio, dando um efeito mais natural.
  8. Pincel para Base- É um pincel de tamanho médio, com as pontas arredondadas e achatado. Seu pêlo tem um efeitos nas pontas que parece desfiado. Tem um contato com a pele de forma macia, apesar de ser um pincel "rígido". É ótimo para passar bases líquidas e cremosas.
  9. Pincel para Corretivo- É um pincel médio ou pequeno, chato, com ponta arredondada. Suas cerdas são "enceradas", e costumam sem de pêlo sintético.
  10. Aplicador de Espuma (sombra)- Tem uma aplicação mais "pesada", e "carrega" mais produto, porém com ele se consegue um controle melhor da aplicação, evitando que a sombra se espalha para lugares não desejados. Com a ponta do aplicador pode-se aplicar sombra na pálpebra inferior, abaixo dos cílios inferiores com mais facilidade.
  11. Escovinha de Sobrancelha- Serve para pentear a sobrancelha, e o lado do "pentinho" pode ser usado para separar os pelos que grudaram depois da utilização do rímel.
  12. Esfuminho/ esfumaçador- Parece uma borrachinha, e as vezes acompanha o lápis de olho, serve para esfumaçar texturas mais "duras" e "cremosas", dando um ar mais suave ao traço.
LIMPEZA DOS PINCÉIS

A frequência da limpeza dos seus pincéis depende do quanto você os utiliza. Para aquelas que se maqueiam todos os dias, devem lavá-los uma vez por mês no máximo, porque os pincéis acumulam resíduos que podem alterar a cor da sua maquiagem, dando um resultado não desejado. Os pincéis devem ser lavados com cuidado para não danificá-los. Lave-os com água morna e sabonete neutro, ou shampoo para bebê, fazendo movimentos suaves. De vez em quando, poderá condicioná-los, pois ficam mais macios, mas dê preferência a um condicionador suave. Enxague os pincéis com água corrente até retirar qualquer sobra de produto ou maquiagem, e deixe-os secar naturalmente, ao ar livre. Lembre-se que os pincéis devem ficar com as cerdas para cima, ou deitados, de forma que não deformem os pêlos, e nunca guarde os pincéis ainda úmidos, ou utilize secador quente para secá-los, porque dependendo do tipo de pêlo o calor excessivo pode danificá-lo, mudando a textura do pêlo. Além disso já existem no mercado produtos próprios para a limpeza dos pincéis de maquiagem, para garantir a durabilidade dos seus pincéis, vale a pena o investimento.

* A maioria dos pincéis da ilustração são da M.A.C (até o nº10).

* Ahhh... eu ia fazer um vídeo sobre o assunto, mas já que tem um bom no youtube, ai vai: VÍDEO DA MARINA (
Lavando os pincéis)

3 comentários:

Maibom disse...

ótima idéia o seu blog, tá lindo e inspirador... adoro maquiagem, sempre que posso ensaio alguma coisa, mas com dicas fica udo parece mais claro, rsrsrsrsrs.
muita paz Mônica, sucesso!
beijão
Maira,

=D

Mônica Felix Make-up disse...

Oi Maira, obrigada pelo carinho, viu?! VOLTE SEMPRE! BJOKAS!

Marcello D' Lucas disse...

Sem estes pincéis, nada feito!

ATENÇÃO!!!


*** SE VOCÊ TEM ALGUMA DÚVIDA...
QUER FAZER UMA PERGUNTA...
E PRECISA DE UMA RESPOSTA OBJETIVA E CLARA...

POR FAVOR ME MANDE UM E-MAIL: monicafelixbsb@yahoo.com.br

ASSIM SERÁ MAIS FÁCIL TE RESPONDER, OK?