segunda-feira, 22 de setembro de 2008

RECEITA de Clown Make Up (SUPER DICA!)

Para ajudar a galera de teatro, os artistas de rua, palhaços... galerinha que trabalha muito, mas nem sempre é valorizado, e por isso não tem dinheiro para comprar as MAKES ARTÍSTICAS CARÍSSIMAS que tem no mercado. Resolvi repassar uma receitinha super simples de clown make-up (tinta cremosa), que aprendi no curso de Maquiagem Cênica, com a Professora Cyntia Carla, na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.


A consistêntia dessa maquiagem é bem firme, e pode ficar mais brilhosa, ou oleosa, e mais transparente dependendo da proporção dos ingredientes, que basicamente são:

  • Óxido de Zinco (pó /100%) - Encontrado em lojas de produtos dentários e algumas farmácias de manipulação, o pote tem 50 g.






  • Lanolina (pura)- Também encontrada em farmácias de manipulação e lojas de artesanato, onde vende coisas para fabricação de sabonetes, velas, etc...







  • Manteiga de Cacau (barra/pura)- Vende em lojas de materiais p/ sabonetes e velas... ou pode-se comprar tubinhos (batom) vendido nas farmácias, em torno de 8 unidades.




  • Corante em pó à base de óleo (cores variadas, de acordo com a
    preferência), purpurina ou pigmentos para cosméticos e maquiagem.




* Todos esses ingredientes devem ser levados ao forno em banho-maria, de preferêcia use panela de ágata ou vidro, e um misturador de vidro.

  • Comece derretendo a Lanolina, o equivalente a meia colherzinha de café. A Lanolina tem um cheiro forte e se usar em excesso pode deixar a make muito brilhante e um pouco "preguenta".
  • Depois derreta a manteiga de cacau, por volta de 8 tubinhos e em seguida acrescente o Óxido de Zinco. Para a make branca use todo o potinho de Óxido de Zinco, quanto mais Óxido de Zinco, mais branco fica.

  • Para as makes coloridas use menos Óxido de Zinco e acrescente o corante a gosto, de acordo com o tom que deseja. Lembrando que quanto menos óxido de zinco, mais transparente fica a maquiagem e também mais cremosa.

  • Deixe por volta de 40 minutos no banho-maria (sempre mexendo) e rapidamente coloque num franco (potinho) de boca larga e com tampa, pois endurece rápido. -OQUE É BANHO-MARIA??? Veja AQUI!






*** NÃO TEM QUANTIDADE EXATA PARA CADA INGREDIENTE, infelizmente é um "jogo" de alquimia e testes... o importante é saber que se não gostou muito da cor, ou da consintência, você pode voltar a derreter a mistura em banho-maria e fazer alterações.

*** Para usar essa maquiagem, você deve pegar uma pequena quantidade nos dedos e esfregar até dar uma derretida, e depois ir com os dedos dando leves batidinhas no rosto. É necessário esfregar entre os dedos, pois sua consistência é MUITO FIRME, e por isso seria difícil espalhá-la. A consistência vai de iqual a de um batom, até mais firme.


*** Para melhor fixação dessa maquiagem é importante usar um pó da mesma cor por cima, ou você pode criar nuances com pós coloridos (pancake seco) por cima da base branca. * ESSA MAKE É BOA COMO BASE E NÃO PARA FAZER DETALHES E DESENHO. Como é uma maquiagem bastante firme, ela tem uma fixação melhor que as makes cremosas nacionais que tem no mercado.

***Outro detalhe... minha professora quando ensinou essa make, disse que o professor que havia ensinado a ela, usava também nesta mistura um pouquinho de cera de abelha. Mas ela preferia não usar pois achava que fica muito oleosa a maquiagem. Aí... fica a gosto!

*** Também dê acordo com a Professora, a válidade dessa make é a mesma dos produtos que você usar, valendo a data do primeiro produto à "vencer".


*DÊ UMA OLHADA NAS MAKES QUE FIZ USANDO COMO BASE ESSA MAQUIAGEM:

Nas três makes usei a base BRANCA feita com essa receitinha.

*ESSAS SÃO AS "BASES de CLOWN" QUE EU FIZ:

Se alguém tiver outras receitinhas, mande pra mim adoro divulgar essas "informações de utilidade pública" hehehehe...


Espero sempre ajudar...

12 comentários:

Carla Figueira - Eu♥Cabelo disse...

Adorei a receitinha!
Beijocas...

Mônica Felix Make-up disse...

Que bom que gostou...

Vc faz maquiagem artística, ou algo do tipo?

Obrigada pela visita!
BJOS!

Anônimo disse...

Oii..
uma perguntinha.. não existe nada que eu possa juntar a mistura para que fique um pouco nais líquida e eu possa usar como sombra, aplicando com o pincél normal??
se eu quiser posso também adiconar a purpurina para deixar brilhante como nas sombras que encontro por aí para comprar??

Obrigada desde já!!

Mônica Felix Make-up disse...

Oi Thamara... Perguntei para minha professora e ela disse que esse tipo de maquiagem é mais firme mesmo, para assegurar melhor a fixação em maior movimentação de palco. Uma opção seria acrescentar mais lanolina, pois não sei, e nem a professora soube informar, de outra material que pudesse dar essa textura a "base". O que sei é que acrescentando mais lanolina a maquiagem fica mais cremosa, mas também mais brilhante e um pouco pegajosa. Além do cheiro que a lanolina tem... que é muito forte, em excesso pode ficar muito ruim. Como não testei não saberia dizer se só isso seria o suficiente para dar uma textura ao ponto de usar o pincel.

Sobre a purpurina você pode acrescentar sim... o bom é ir acrescentando e testando o efeito na pele, pq nem sempre o resultado é como esperamos. Para dar um brilho bom, dependendo é claro da quantidade de "base", pode ser necessário mais de um potinho (para a metade da receita que passei).

Se o efeito que você deseja é de glitter e não o da purpurina, que são diferentes, só deve ser usada o glitter para maquiagem, que também é diferente... é um pouco mais fino. No caso do glitter de papelaria, ele pode ferir a pele na hora de aplicar e retirar a maquiagem, além do perigo de cair no olho etc...

Lembrando que o efeito da purpurina é de uma "base" cintilante, um pouco metálizada... e não com brilhos em partículas como no caso do glitter. Pode ser interessante até misturar os dois efeitos.

Ajudei? rs...
Obrigada pela visita!

BJOS!

Unknown disse...

OI MINHA LINDA SOU DE UMA CIA DE TEATRO E ADOREI SUA RECEITA SO AINDA NAO EXPERIMENTEI FAZER PORQUE SO CONSEGUIR VER HJ EM PESQUISA NA NET! RSSS! SÓ ME RESPONDE UMA COISINHA! COMO FAZEMOS PARA RETIRAR ESSA MAQUIAGEM? OU BASE? RSSS!

Anônimo disse...

Ola tudo bem sabem me informar qual o tempo de duração, caso fizer a mais e querer guardar. Ou é para uso n ahora?
Obrigada Aline gOnçales

Antony Amorim disse...

Nossaa..
Incrivel..
Essa receita foi muito bem vinda..

estava pesquisando os preços de outras maquiagens e é tudo muito caro..
e essa receita me ajudará bastante..
obrigadoo!

Bárbara disse...

Oi, gostaria de saber se posso fazer sombra florescente com essa receita, e onde eu encontro esse corante em pó, qual a marca, só pra ter uma noção, obrigada.

Mônica Felix Make-up disse...

Oi Bárbara...

Tudo bem?

Bom... esses corantes normalmente são encontardos em lojas especializadas em produtos para sabonete, velas... artesanato.

E existem fluorescentes sim...

Sobre as marcas... infelizmente não vou poder ajudar muito. Nunca prestei muito atenção nos nomes... e não consigo lembrar de nenhuma. Huuummm...

Só acho que essa receita daria uma SOMBRA muito "pesada" e um tanto gordurenta... se isso não for um problema...tudo bem! Usamos mais essa receita, para fazer bases pastosas tipo de palhaço, e ela funciona melhor e sua fixação prolonga quando usado um pó por cima.

Espero ter ajudado!

BJUS!

Unknown disse...

Muito obrigado pela receita de pintura. vai ser muito util mesmo. estamos tento um trabalhão para pintar o rosto com outras tintas por causa do preço. vou colocar esta em pratica rapido.rsrssrsr.. Brigadão... ( Ministerio OFF Cina de teatro )luiz.

Anônimo disse...

OIEE!
Comprei uma Clown make up da colombina mas acho que não estou passando direito -.-'
Queria saber como que eu faço para tirar a maquiagens depois e se ela 'seca'
Porque quano eu passo ela fica com perigo de borrar e depois é uma tortura para tirar da cara X.X
bjs

Luis Lima disse...

Olá Mônica!!

Sou do grupo de teatro itinerante Parabólicos, de Resende-RJ, e estamos com um projeto que será feito na rua. Acho que a duração será de 3 horas. Faça chuva, ou faça sol...rs
Quero saber se você sabe quanto tempo essa maquiagem dura no rosto sem borrar.

Agradeço desde já...

Abraço.

ATENÇÃO!!!


*** SE VOCÊ TEM ALGUMA DÚVIDA...
QUER FAZER UMA PERGUNTA...
E PRECISA DE UMA RESPOSTA OBJETIVA E CLARA...

POR FAVOR ME MANDE UM E-MAIL: monicafelixbsb@yahoo.com.br

ASSIM SERÁ MAIS FÁCIL TE RESPONDER, OK?